A aprendizagem na abordagem comportamentalista (behaviorista) é uma modificação de comportamento provocada pelo agente que ensina, usando estímulos sobre o sujeito que aprende. A pedagogia é directiva. O aluno aprende se o professor ensina. O professor acredita no mito da transferência do conhecimento e o aluno recebe passivamente os conhecimentos. Skinner (1904-1984), psicólogo americano, utilizou o modelo experimental de Watson (1878-1958) para o estudo do comportamento humano, sendo a sua teoria conhecida como ‘Condicionamento operante’. Esta aprendizagem deu origem ao Ensino Assistido por Computador que herdou os princípios do Ensino Programado, aparecendo o conceito de ‘feedback’, confirmação imediata da resposta. Programas de exercício e prática (drill & practice) e treino de competências básicas são os métodos de ensino e aprendizagem desta concepção. Ambientes de aprendizagem muito estruturados.
A aprendizagem na abordagem cognitivista tem, em conta, as condições do conhecimento que são inatas ao indivíduo quando nasce, excluindo o meio social em que vive. A pedagogia é não-directiva, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador e deve intervir o menos possível. O professor além de ensinar, passa a aprender, e o aluno, além de aprender, passa a ensinar. Segundo Piaget, o conhecimento se constrói na interacção do sujeito com o objecto. Compara a mente a um computador. A aprendizagem baseia-se no computador digital. Aprender implica representar a informação e processá-la (Inputs e Outputs). A perspectiva piagetiana do desenvolvimento cognitivo foi traduzida por Papert (1980) no sistema Logo, modelo da aprendizagem pela descoberta. Dificuldade em transferir. A criança programa o computador em vez de ser programada por ele. Ambientes de aprendizagem pouco estruturados.
A aprendizagem na abordagem contextualista vê o conhecimento como um produto da interacção social e da cultura. Vygotsky preocupa-se com as relações entre o pensamento verbal e a linguagem e dá importância à relação e interacção com outras pessoas como origem dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Aprender significa participar numa comunidade de práticas (discursivas, o saber-fazer e a utilização dos recursos informáticos) e construir uma identidade dentro dessa comunidade. Aprendizagem pela descoberta guiada e ensino recíproco. Integração das tecnologias como produtos da actividade adaptativa e transformadora do ser humano.
Concluindo, o professor hoje, não é mais o detentor do conhecimento. Com a Internet, o professor passa a mediador, orientador do conhecimento adquirido de diversas fontes, deixa de estar isolado e passa a fazer um trabalho em conjunto, ou seja, cooperativo. O ambiente de aprendizagem conta com a participação, cooperação e colaboração de todos. O trabalho de grupo é fundamental e todos devem participar na resolução da tarefa. O trabalho deve ser cooperativo, colaborativo e interactivo.
Cooperativo, ou seja, trabalho de grupo em que todos participam de forma conjunta. A ferramenta informática pode ser um blogue, onde todos pôem o seu comentário ou Skype onde trocam experiências, oralmente. Colaborativo, através da troca de materiais via e-mail, se for a distância ou usando uma plataforma de aprendizagem como o Moodle. Interactivo, no sentido de tornar o trabalho integrado.
O professor, além de conhecer as teorias de aprendizagem, deve, também, saber utilizar os recursos disponíveis na Internet.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
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