O uso da Internet pelos adolescentes cresceu bastante, nos últimos 10 anos, crescendo, também, a preocupação quanto aos efeitos provocados por esta tecnologia nos jovens. A @ geração enfrenta todos os dias desafios colocados pela Internet e prefere seus conteúdos aos conteúdos dos manuais escolares. Coloca-se a pergunta. Estar on-line causa solidão, isola os jovens, desenvolvendo comportamento anti-social, ou pelo contrário, ajuda-os a ultrapassar os problemas quotidianos? Segundo alguns teóricos sobre o assunto, depois de várias sondagens feitas a adolescentes do secundário, o impacto psicológico da Internet pode causar depressão e ansiedade, isolando-os do mundo real, mas isso depende dos sites que estes visitam ou com quem conversam on-line. Se por um lado os afasta do mundo real, por outro lado possibilita novos contactos e novas oportunidades. Comunidade e família alargam-se, surgem as comunidades virtuais, as cidades gémeas, os irmãos emprestados, os namoros on-line e até mesmo alguns casamentos.
Para além do mal ou bem estar social que a Internet possa provocar, temos também de analisar a carga cognitiva que ela transmite. Os manuais escolares desactualizam, rapidamente, e tornam-se menos apelativos que os conteúdos multimédia, transmitidos por esta tecnologia. Dicionários, enciclopédias, gramáticas multimédia e e-manuais são, de longe, mais atrativos por serem interactivos do que fotocópias a preto e branco ou livros escolares mal feitos, com erros e de currículo desajustado aos jovens de hoje.
Preciso traduzir uma palavra, consulto um tradutor do Google. Necessito fazer um determinado exercício gramatical, procuro no Google. Vou fazer um trabalho de projecto e preciso de um filme para o mesmo, vou ao YouTube. Quero fazer um e-portefólio e procuro na Web onde o colocar, gratuitamente. Estudei um determinado assunto no manual mas preciso de informação adicional, hoje em dia, não vou consultar uma enciclopédia na biblioteca da escola, pois nem todas as escolas têm biblioteca boa, então, procuro a informação numa biblioteca de outra escola ou universidade on-line.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário